Uncategorized

Não julgue um gato pela cor dos seus pelos!

(Don’t judge a cat by its coat colour!)

Na semana passada eu postei um texto sobre o estudo que sugeriu a relação entre a cor dos pelos do gato e a sua propensão à agressividade. No mesmo dia, o International Cat Care publicou um interessante texto analisando mais detalhadamente o estudo, que está reproduzido abaixo (em tradução livre).

O texto original você encontra em http://icatcare.org/news/dont-judge-cat-its-coat-colour.

Doris red
Dóris: torbie cat

Nas últimas semanas você deve ter lido na imprensa que gatos com algumas cores de pelos são mais propensos à agressividade. Tais histórias foram baseadas em uma pesquisa recente que estudou a possível relação entre a cor da pelagem e comportamentos agressivos em gatos domésticos. A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade Davis, da California, e publicada online, no mês de outubro, no the Journal of Applied Animal Welfare Science.

Esses cientistas queriam investigar se há alguma verdade por trás da ideia popular que atribui a gatos com a cor laranja, ligada ao sexo feminino ¬ as chamadas “tartarugas”, ou escamas, as tricolores e as tigradas com laranja (torbie cat, em inglês) ¬, maior agressividade. Termos como “tartaruga impertinente” ou “tartitude” (tartaruga+atitude) não são raros entre tutores desses gatos. Entretanto, não há evidência científica que corrobore tais ideias.

O que é a cor de pelagem ligada ao gênero?

Cores de pelos relacionadas ao gênero do gato são padrões específicos de cores que são ligadas aos genes do cromossomo X. Uma vez que fêmeas são XX e machos XY, apenas machos com um cromossomo X extra (XXY) podem exibir tais padrões, fazendo com que eles sejam extremamente raros, por isso tartarugas, tricolores e tigradas com laranja são geralmente fêmeas.

Sissi red
Sissi. Pelagem tricolor: a felina exibe as cores laranja e preta, intercalada com branco.
Piquita red
Piquita. Pelagem tigrada com laranja (torbie cat): as cores laranja e preto geralmente apresentam-se em padrão de listras. A cor branca pode estar presente, mas não é predominante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabrina
Sabrina. Pelagem tartaruga: as cores laranja e preta são combinadas de forma mesclada. A cor branca pode estar presente, mas não é predominante.

Os resultados do estudo sugerem que o aumento de agressão contra humanos pode existir entre as fêmeas com a cor laranja e, surpreendentemente para os autores, também entre os gatos de cor cinza e branca e, possivelmente, entre os gatos de cor preta e branca, comparativamente a gatos de outras cores. Entretanto, não podemos esquecer a palavra “sugere”. Quando lemos o artigo do ponto de vista científico, há várias críticas (muitas delas os próprios autores identificaram) que levam à conclusão de que o assunto precisa ser investigado mais profundamente antes de qualquer tipo de confirmação de tais resultados.

Infelizmente para os gatos, as matérias jornalísticas estão se espalhando com esse suposto resultado, até mesmo sugerindo que determinadas cores de pelos farão do gato um melhor animal de estimação. Essas afirmações duvidosas têm grande potencial para prejudicar o bem-estar dos felinos. A última coisa que precisamos é que os gatos sejam preteridos simplesmente pela cor dos seus pelos. Então, vamos nos afastar do estilo jornalístico e, ao contrário, acessar objetivamente a ciência – afinal, nós devemos isso aos nossos gatos.

Quem participou do estudo?

O estudo coletou dados de 1274 tutores de gatos, perguntando a eles sobre informações demográficas sobre os seus gatos, assim como sobre o comportamento desses felinos. Escondida entre as questões, estava a pergunta: “qual a cor da pelagem do seu gato?” Dessa forma, enquanto respondiam as questões, os respondentes não sabiam que o objetivo principal do estudo era investigar a cor da pelagem dos gatos e a agressão, dessa forma evitando que o conhecimento prévio influenciasse as suas respostas (boa prática científica).

Um aspecto negativo, entretanto, era que os participantes se voluntariavam para o estudo e, portanto, os resultados provavelmente representam apenas as opiniões dos tutores que têm real interesse e paixão pelos seus gatos, e não o público geral, que tem gatos como animal de estimação. Outro ponto negativo é que a opinião do tutor não necessariamente reflete o real comportamento que o animal exibe. Todos sabem que pode ser difícil ser objetivo quando descrevemos os nossos companheiros felinos. Por exemplo, todos nós achamos que temos o gato mais bonito do mundo! Se nós já tivermos uma ideia preconceituosa sobre as “tartarugas” serem um pouco temperamentais, então nós seremos mais propensos a lembrar de qualquer comportamento agressivo que elas demonstrem: as nossas atitudes e opiniões influenciam a nossa percepção e lembrança de eventos.

O que o estudo fez?

Então, como esse estudo chegou ao ponto de encontrar uma relação entre algumas cores de pelos e agressão? Solicitou-se aos participantes para dar pontos aos comportamentos agressivos dos seus gatos em três cenários: 1) agressão contra humanos, quando não estivessem sendo manipulados; 2) agressão contra humanos, quando estivessem sendo manipulados; e 3) agressão durante visitas ao veterinário. Os gatos foram então divididos em grupos baseados na cor dos seus pelos (com a cor relacionada ao sexo versus outros) e tiveram os seus pontos comparados.

Quais foram os resultados?

Quando considerada apenas a cor da pelagem:

As fêmeas com a cor laranja relacionada ao sexo feminino (tartarugas, tricolores e trigradas com laranja), gatos de cor branca e cinza, e gatos de cor branca e preta foram mais frequentemente agressivos contra humanos nas três situações mensuradas: durantes as interações cotidianas, durante o manuseio e durante visitas ao veterinário.

Quando considerada a cor da pelagem e o sexo:

Machos de cor preta e branca eram frequentemente mais agressivos contra humanos do que machos de outras cores.

Houve pouca diferença de comportamento agressivo entre as cores de pelagem para os dois sexos separados no contexto de manipulação e visitas ao veterinário.

Antes de tirar conclusões precipitadas, é muito importante analisar os números. A pontuação média para agressão em todos os três contextos foram, na verdade, muito baixos. Por exemplo, um participante poderia dar nota para agressão contra humanos em uma escala de 0 – 20, baseado na sua frequência e entre todos os gatos, e a pontuação média foi de 1,8. Mesmo quando considerado apenas o grupo de “tartarugas”, tigradas com laranja e tricolores, a pontuação subiu apenas para 2,47. Dessa forma, não apenas a frequência de agressão era muito baixa, como o tamanho da diferença da agressão entre os grupos foi muito pequena.

Que conclusão nós podemos tirar disso?

Gatos geralmente não são agressivos (ou, pelo menos, aqueles cujos donos participaram da pesquisa online).

Os autores, na verdade, sugerem que as diferenças de agressão associadas à cor da pelagem poderiam alternativamente ser explicadas pelas diferenças de interpretação dos tutores em relação aos critérios de pontuação.

Quando agressão é percebida, os gatos de certas cores podem (aos olhos dos seus tutores) parecerem ligeiramente mais agressivos – sendo que a importância aqui está na palavra “ligeiramente”, já que a diferença de pontuações entre os dois grupos de cores de pelagem estudadas são realmente pequenas. Só porque uma diferença é considerada significativa não quer dizer que ela seja grande, isso simplesmente significa que é mais provável que tenha ocorrido devido ao fator em estudo do que por acaso.

Assim, a moral da história é: da mesma forma que não devemos julgar um livro pela capa, não julgue um gato pelos seus pelos.

Sites consultados:

http://icatcare.org/news/dont-judge-cat-its-coat-colour

Artigo pesquisado:

Stelow EA, Bain MJ and Kass PH. The Relationship Between Coat Color and Aggressive Behaviors in the Domestic Cat. J Appl Anim Welf Sci Epub, impresso em 06/11/2015.

 

 

 

admin

Informações biográficas sobre o autor.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*