A retinopatia hipertensiva tende a ocorrer mais frequentemente em gatos idosos, causando cegueira bilateral aguda, e está associada à hipertensão sistêmica, ou pressão alta.
A retina é a parte dos olhos responsável pela transformação da luz em impulso nervoso, que é captado pelo cérebro, permitindo ao gato enxergar. A retinopatia hipertensiva é uma doença provocada pela elevação anormal da pressão arterial, que danifica a retina e os vasos sanguíneos. Pode haver hemorragia, descolamento de retina, formação de líquido inflamatório e perda da visão, parcial ou total, temporária ou permanente.
Quais são os sintomas?
- Pupilas dilatadas
- Pupilas não responsivas, ou pouco responsivas, à luz
- Olhos turvos
- Olhos vermelhos
- Desorientação
- Quedas
- Alteração no padrão de caminhar
Como é feito o diagnóstico?
- Mensuração da pressão arterial
- Exame ocular
- Mensuração da pressão ocular
Como é feito o tratamento?
O ponto central do tratamento da retinopatia hipertensiva consiste no controle rápido da pressão arterial, com o medicamento indicado pelo veterinário. Colírios específicos podem ou não ser prescritos, mas, eles atuam apenas como terapia coadjuvante.
Para que haja alguma possibilidade de o gato recuperar a visão, é imperativo que o tratamento para o controle da hipertensão seja iniciado imediatamente, preferencialmente nas primeiras 24 horas após o animal apresentar o quadro de cegueira aguda.
Não fique na dúvida e não perca tempo: converse sempre com o seu veterinário.
*Este texto teve a leitura crítica da Dra. Ana Regina Torro. Médica veterinária, Mestre em homeopatia, com atuação em clínica veterinária, homeopatia e acupuntura. Professora de homeopatia. Clínica veterinária Colibri – torroanacarlos@terra.com.br.
Sites pesquisados:
http://zimmer-foundation.org/sch/cba.html
http://www.vin.com/proceedings/Proceedings.plx?CID=WSAVA2005&PID=10965&O=Generic
http://www.clinicabelfort.com.br/pt/sua-saude/doencas/retinopatia-hipertensiva/