Uncategorized

Animais e plantas: o inimigo pode estar no nosso quintal

O perigo da Cycas Revoluta

Cica 2
Cycas Revoluta

Diversas plantas comuns no nosso dia a dia e, muitas vezes, consideradas seguras por pessoas que lidam com elas, podem ser perigosas para jardins ou vasos de quem tem animais. A Cycas Revoluta (popularmente conhecida como cica, palmeira-sagu ou sagu), por exemplo, é uma bela planta, largamente utilizada em projetos de paisagismo e cujo perigo nem todos conhecem.

Rabinho doc
Rabinho

 

Jolie 2
Jollie. Fotografia: Leandro Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

Na semana passada eu fui ao veterinário com o Rabinho, um dos ferais da minha colônia, para tratar um problema ocasionado por berne, e para atualizar as vacinas.[1] O veterinário, então, me contou que tinha acabado de perder a sua cachorra São Bernardo de 8 anos, a Jollie, por comer as sementes  de Cyca Revolutas e me pediu que ajudasse a divulgar o acontecido, para prevenir que outros animais e tutores passassem pelo mesmo infortúnio.

Embora muitos desconheçam seu potencial tóxico, a Cycas Revoluta é considerada venenosa para cães, gatos, cavalos, humanos e outros animais. A planta tem 3 toxinas: cicasina, beta-metilamino-L-alanina, e uma terceira toxina, aparentemente ainda não identificada.  Embora as sementes sejam especialmente palatáveis aos animais, todas as partes da planta são consideradas tóxicas.

Os sinais clínicos da intoxicação ocorrem aproximadamente 12 horas depois da ingestão da planta e os mais comuns são os gastrointestinais – vômito, diarreia, dores abdominais –, os hepáticos, os neurológicos e a anorexia.

Os primeiros sintomas apresentados pela Jollie foram o vômito das sementes ingeridas, o que possibilitou aos seus tutores a identificação da planta, e dores abdominais.

A seguir, ela apresentou sinais de hepatotoxicidade (disfunção do fígado), com sangramento nasal, vômito e fezes com sangue, além de hematomas e outros distúrbios de coagulação.

A Jollie teve atendimento imediato, mas, mesmo assim, não resistiu e faleceu após 48 horas de ingerir as sementes da planta.

Que o triste acontecido com essa bela cachorra possa ajudar a evitar que outros animais passem pelo mesmo problema.

 Os gatos também correm perigo

Segundo o site PetMD, os sintomas são resultado dos danos causados ao fígado do animal pela toxina chamada cicasina. Os sinais de intoxicação em gatos são:

  • Vômito
  • Diarreia
  • Sangue nas fezes
  • Icterícia – coloração amarela da pele e mucosas
  • Aumento da sede
  • Aumento de produção de urina
  • Hematomas
  • Sangramentos
  • Sintomas neurológicos, como depressão, andar em círculos, convulsões e coma
  • Morte

Se houver desconfiança de que o animal tenha ingerido qualquer parte da planta, ou aparente qualquer alteração, deve-se procurar o veterinário imediatamente.

Mas, como a prevenção é sempre o melhor remédio, o ideal é não ter a planta em casa e nunca deixar o seu cão ou gato ter acesso à rua.

Algumas pessoas acreditam que gatos sabem o que devem ou não comer. Infelizmente, isso não é verdade, e é nossa responsabilidade mantê-los em segurança.

Também não é aconselhável confiar em balconista de loja para indicar plantas seguras, nem mesmo em profissionais que não conheçam gatos. Fazer a nossa própria pesquisa, em múltiplas fontes, pode ser o melhor caminho para evitar plantas perigosas e para oferecer outras seguras para o gato se divertir com elas.

Sites pesquisados:

http://www.petmd.com/cat/conditions/poisoning-toxicity/c_ct_sago_palm_toxicity%20

http://www.petplace.com/article/cats/first-aid-for-cats/toxins-poisons/sago-palm-toxicity-in-cats

http://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants/sago-palm

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1939-1676.2011.00755.x/pdf

https://plants.ces.ncsu.edu/plants/all/cycas-revoluta/

http://www.researchgate.net/publication/264855118_INTOXICAO_POR_CYCAS_REVOLUTA_EM_CANINO_DA_RAA_PUG_-RELATO_DE_CASO

http://www.jardimdasideias.com.br/598-cycas_revoluta

Cica – Cycas revoluta

http://petcare.com.br/blog/intoxicacao-por-planta-ornamental-cyca-revoluta/

[1] Embora procedimentos conjuntos em gatos não sejam comuns e nem mesmo indicados, com ferais não temos muitas opções, porque eles só permitem manipulação sob sedação ou anestesia.

admin

Informações biográficas sobre o autor.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*