Uncategorized

Como funciona a técnica de captura-esterilização-devolução (CED) de gatos ferais e abandonados

A captura-esterilização-devolução (CED)[1] consiste em capturar os gatos, castrá-los, marcar a orelha para identificação da castração, preferencialmente vaciná-los, e soltá-los no local de origem, interrompendo o ciclo reprodutivo e melhorando a qualidade de vida dos animais.

Pepe
Pepe: feral com a ponta da orelha esquerda cortada, como marca de CED

 

Enquanto gatos domiciliados não devem ter acesso à rua pelos perigos a que estão sujeitos, os gatos ferais e sem dono Gatos soltos me incomodam imensamente pelos perigos a que estão sujeitos, mas, por mais cruel que pareça soltar os animais após a castração, o CED é uma maneira objetiva de ajudá-los.

Mesmo para os gatos mansos, quando não é possível resgatá-los para adotá-los ou encaminhá-los para adoção, o CED é benéfico porque não continuarão procriando.

Durante a anestesia para a castração, é feito um pequeno corte na orelha para a identificação do animal castrado.

Lembrando que gatos domiciliados não devem ter acesso o à rua!

Como é feita a captura?

Com armadilhas apropriadas e seguras que não devem ser deixadas sem supervisão.

 Por que é importante marcar a orelha do gato?

Como os gatos ferais não permitem manipulação, só é possível constatar se um gato é ou não castrado quando ele está anestesiado. Outro complicador é que muitos gatos de uma mesma colônia são parecidos. A minha colônia, por exemplo, é quase toda composta por gatos pretos. Sem a marcação, a anestesia no mesmo animal pode se repetir várias vezes, estressando e sobrecarregando o organismo do gato. Sem mencionar o tempo e os recursos investidos pela equipe que se dedica ao trabalho.

Para evitar que isso aconteça, os gatos castrados têm a pontinha de uma das orelhas cortadas[2]. Essa marcação, que é reconhecida mundialmente, é indolor, porque é feita durante a anestesia da castração, e facilita imensamente a vida de que quem faz o CED e, principalmente, do gato.

É comum que algumas pessoas tenham reações fortes contra esse procedimento, classificando-o como mutilação, mas isso é um engano. A marca não é uma mutilação, porque o gato tem uma vida absolutamente normal.

E não existe outra opção. Coleiras caem e podem enforcar o animal, e tatuagens não são de fácil visualização em um gato feral. Quando bem feito — não adianta tirar uma lasquinha da orelha na lateral e não se pode tirar um pedaço muito grande —, o corte não provoca dor e não causa nenhum problema ao gato.

Há cerca de 4 anos, quando eu comecei a praticar CED, os veterinários da região não faziam o corte da orelha. Por causa disso, até hoje, nós capturamos gatos já castrados por falta da marca. Quando isso acontece, eles precisam ser anestesiados para confirmar se são ou não castrados. Então, nós aproveitamos a anestesia e fazemos a marca, para que o bicho não precise ser anestesiado uma nova vez (ou duas, ou três).

O que mais pode ser feito durante a anestesia?

É sempre interessante fazer uma avaliação geral do gato enquanto ele está anestesiado para ver se ele está bem de saúde. Quando necessário, ele é medicado e fica em observação por algum tempo.

No meu caso, os gatos são testados para FIV/FeLV e vacinados com a vacina antirrábica e com a quádrupla felina, já que não há casos de leucemia no local. Eles também recebem aplicação de antipulgas e vermífugo tópicos.

Como é feita a recuperação pós-cirúrgica?

O gato recupera-se da anestesia dentro da própria armadilha. Após o tempo determinado pelo veterinário, o animal é alimentado e solto.

A recomendação usual é que os gatos machos sejam soltos assim que estiverem bem acordados da anestesia e as fêmeas cerca de 24 horas após a cirurgia, de forma a que a interferência na sua vida seja mínima. Eu, pessoalmente, prefiro segurar as fêmeas durante alguns dias em uma gaiola maternidade.

Com a técnica de castração adequada (técnica do gancho http://felinosurbanos.blogspot.com.br/2011/11/castracao-em-gatos-fatos.html ), é possível que a soltura seja feita dessa forma.

 

Filhotes podem ser castrados?

Filhotes também podem e devem ser castrados antes que iniciem a vida reprodutiva. Esse procedimento é conhecido como castração pediátrica (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1049177721782615&set=pcb.1049177788449275&type=3&theater).

 

Alguns grupos que praticam o CED:

https://www.facebook.com/StrayCatsCed

https://www.facebook.com/sotero.bichanos

https://www.facebook.com/felinosurbanos.slz –  http://felinosurbanos.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/arpabrasil –  http://www.arpabrasil.com.br/

https://www.facebook.com/castracaosolidaria – http://castracaosolidaria.org/

https://www.facebook.com/bichobrother –  http://www.bichobrother.org.br/

 

Sites pesquisados:

http://www.alleycat.org/page.aspx?pid=285

http://felinosurbanos.blogspot.com.br/2011/10/captura-esterilizacao-e-devolucao.html

http://castracaosolidaria.org/capturar-esterilizar-e-devolver-c-e-d/

https://www.facebook.com/katia.chubaci/media_set?set=a.801005263266530&type=3&pnref=story

http://www.aspcapro.org/resource/spayneuter-shelter-health-animal-care/benefits-and-best-practices-pediatric-spayneuter

https://www.youtube.com/watch?v=VjuOhujMNJI&feature=youtu.be

http://castracaosolidaria.org/%EF%BB%BFcastracao-tecnica-de-gancho-em-femeas-nos-apoiamos/

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1049177721782615&set=pcb.1049177788449275&type=3&theater

http://www.aspcapro.org/resource/spayneuter-shelter-health-animal-care/benefits-and-best-practices-pediatric-spayneuter

http://felinosurbanos.blogspot.com.br/2011/10/captura-esterilizacao-e-devolucao.html

 

[1] Eu não detalho um passo-a-passo para o processo porque não sou especialista no assunto, mas há alguns grupos que dão orientação para os iniciantes.

[2] A convenção indica que a ponta da orelha esquerda seja cortada (http://www.neighborhoodcats.org/HOW_TO_EARTIPPING), mas há quem corte a ponta da orelha direita.

admin

Informações biográficas sobre o autor.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*