Uncategorized

Como aumentar a ingestão de água pelos gatos

Dez dicas para incentivar os gatos a beber mais água

Conhecidos por fazerem o que e quando querem, os gatos também podem deixar de beber água simplesmente para não ter de se dar o trabalho de andar até a vasilha com o precioso líquido.

Matilda
Matilda

Apesar de este ser um assunto já amplamente abordado, a maioria dos gatos ainda bebe menos água do que seria necessário.

Considerando que a água representa 80% do corpo do gato, o seu baixo consumo, principalmente para gatos que se alimentam de ração seca, pode interferir negativamente na sua saúde provocando desidratação, propensão à insuficiência renal (ou doença renal crônica), cálculos urinários, entre outros problemas.

De forma geral, precisamos encorajá-los a ingerir mais o líquido, independentemente da estação do ano. Para ajudar na empreitada, o Gato Integral preparou dez sugestões de como fazer os peludos ficarem mais hidratados.

 

  1. Manter a água sempre limpa e fresca

Lavar o pote de água diariamente e trocar água pelo menos duas vezes ao dia.

Vale lembrar que a água é um recurso escasso e que não devemos desperdiçá-la, jogando essas sobras no ralo. Podemos usar a água descartada das vasilhas para molhar as plantas, para compor a que usaremos para lavar o quintal ou no banheiro.

  1. Colocar cubos de gelo nas vasilhas de água

Eles ajudam a refrescar o líquido e ainda despertam a curiosidade dos gatos.

Uma ideia interessante é adicionar um gostinho à água, variando os cubos de gelo: podemos trocar a água por caldo natural de peixe, frango ou carne.

  1. Oferecer vários potes de água

Pense nisso como o nosso controle remoto da televisão. Já imaginou levantar toda vez que quiser mudar de canal? Muito trabalho. Os gatos encaram da mesma forma se tiverem que andar pela casa para beber água. Por isso, é importante ter vários potes, em locais estratégicos, onde eles se sintam bem, sem barulho e longe das caixas de areia.

  1. Variar as formas e as alturas das vasilhas

Potes

 

Gosto é gosto, e isso não se discute. A maioria dos gatos gosta de vasilhas grandes, nas quais eles não enrosquem os seus preciosos bigodes. Outros gostam de vasilhas tão pequenas que só mesmo a língua para alcançar a água. Por isso, é legal variar os formatos e tamanhos dos potes e tentar entender a preferência de cada um deles.

 

 

 

5. Preferir potes feitos de aço inox, cerâmica, vidro ou porcelana

Além de não contribuir para a proliferação de bactérias, esses materiais ajudam a manter a água mais fresca.

  1. Oferecer Alimentação Natural (AN)

Gatos alimentados com AN estão mais próximos da sua alimentação na natureza  e ficam mais bem hidratados.

Luke comendo a sua AN. Fotografia de Graci Martins
Luke comendo a sua AN
Fotografia de Graci Martins

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Alimentar o bichano com ração úmida

    Pudim comendo sachê
    Pudim comendo sachê

 

Embora não tão próxima da alimentação natural dos felinos, a ração úmida, patê ou sachê, também proporciona maior hidratação aos bichanos.

 

 

 

 

 

  1. Adicionar água à ração úmida

Mesmo que o gato não se alimente de ração úmida, oferecê-la como petisco, adicionando um pouco de água, ajuda a aumentar a hidratação. Se não funcionar da primeira vez, o legal é insistir, variando marcas e sabores.

 

  1. Colocar a água longe da comida

Esta sugestão parte do principio de que, na natureza, para evitar contaminação, o gato não beberia água perto de um animal morto – comida – e ele pode ter o mesmo entendimento dentro de casa. Talvez esta não seja uma regra para todos os gatos, mas é interessante colocar a água o mais longe possível da comida para evitar mal-entendido com o bichano.

10. Oferecer água corrente

A maioria dos gatos gosta de água corrente. Na falta de um riachinho para entreter os bichanos, podemos oferecer fontes de água para estimular

Hulk
Hulk

o consumo. Para isso, há várias opções: fontes de água específicas para gatos disponíveis em Pet Shops, fontes artesanais encontradas à venda na internet. Nós mesmos podemos fazer uma, o que dá um pouco mais de trabalho, mas barateia a empreitada. Há vários vídeos e passo a passo na internet.

Alguns gatos preferem água corrente da torneira, o que pode ser uma boa alternativa, desde que haja um coletor no ralo para não desperdiçá-la.

Pode-se também usar a vasilha coletora, como o pote de água, sob uma torneira gotejante, cuidando para que o pote não transborde.

Com o tempo e as tentativas, conseguimos entender o que funciona melhor para os nossos gatos e é possível simplificar o trabalho.

E lembre-se: é importante ter em mente que precisamos ficar atentos à frequência e à quantidade de água que os nossos gatos bebem, pois aumentos ou diminuições abruptas da quantidade de água ingerida podem ser indicativos de problemas, nesse caso o veterinário deve ser consultado rapidamente.

 

Sites pesquisados:

http://www.petmd.com/cat/centers/nutrition/slideshows/does-you-cat-drink-enough-water

http://www.catster.com/lifestyle/cats-drink-more-water-health

http://www.foothillpethospital.com/pet_info-cats_drinking_water.html

http://www.winnfelinefoundation.org/education/cat-health-news-blog/details/cat-health-news-from-the-winn-feline-foundation/2010/09/23/water-fountains-for-cats

http://gatinhobranco.com/?p=2108

admin

Informações biográficas sobre o autor.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*