Uncategorized

Você já pensou em mudar a forma de oferecer alimento a seu gato?

no-bowl-1024x683
NoBowl Feeding System. Fonte: http://nobowlcat.com/why-nobowl/

Atualmente já se sabe que o tédio a que muitas vezes submetemos os nossos gatos, tem influência direta em diversos problemas de saúde e comportamentais desenvolvidos por eles. Em contrapartida, há uma pressão cada vez maior para que os gatos tenham uma vida estritamente sem acesso à rua (indoor), já que há bons e importantes motivos para que isso aconteça.

Oferecer formas criativas e interativas para uma vida indoor plena e feliz é, sem dúvida, a melhor forma de preservar a saúde do gato de todas as formas.

Uma importante ferramenta é o enriquecimento alimentar. A forma pela qual o gato tem acesso à comida pode melhorar, ou mesmo resolver, vícios de comportamento e até problemas de saúde.

Uma novidade: No Bowl Feeding System

Com o objetivo de incentivar o instinto de caçador natural do gato, a veterinária americana Liz Bales, criou o No Bowl Feeding System. A ideia é que o gato não receba mais o alimento em potes, mas sim dentro de brinquedos que simulem a caça.

Os gatos têm o desejo natural de caçar a própria comida e, na natureza, gastariam muito tempo nessa atividade. Entretanto, satisfazer essa necessidade nem sempre é fácil ou conveniente para os tutores. E foi a partir deste quadro que essa veterinária americana criou o sistema No Bowl:

“Eu estava tão desencorajada na minha própria profissão, depois de anos e anos sabendo o que os gatos precisam, mas sem ter uma forma de ajudar os meus pacientes. Então, eu mesma inventei uma solução. A minha invenção, O Sistema de Alimentação sem Vasilha/Pote (The NoBowl Feeding System) é uma forma, fácil, segura e limpa de simular o comportamento de caça usando a ração seca”.

O produto proposto tem o formato de um rato e foi concebido para estimular os gatos a usar as garras e os dentes, sem sons ou luzes que possam distrair ou afastar o felino.

Segundo a Dra. Bale, o sistema ajuda a resolver diversos problemas comportamentais, entre eles:

  • Não dormir durante à noite.
  • Devorar a comida e, depois, vomitar.
  • Tédio devido à falta de exercícios e ao sedentarismo.
  • Maus comportamentos.
  • Caçar animais nativos.
  • Questões referentes ao manejo de peso.

Ainda em fase de aprimoramento, e em pré-venda no mercado americano, o dispositivo já foi testado com diversos gatos, segundo ela, com excelentes resultados.

No site e na página do Facebook do Sistema há vários vídeos mostrando o seu funcionamento: https://www.facebook.com/nobowlcat e http://nobowlcat.com.

Não tem acesso ao ratinho do No Bowl e quer incrementar a forma de alimentar o seu gato?

Para quem não tem acesso ao dispositivo No Bowl, ou não quer usá-lo, há diversas formas de tornar a vida do gato mais dinâmica durante a alimentação.

Algumas sugestões:

  • Usar brinquedos interativos comerciais para fornecer a comida ao gato

Enriq alimentar 5Enriq alimentar 6

 

  • Criar brinquedos interativos com objetos disponíveis em casa. Há diversas possibilidades. Para sugestões, escreva na pesquisa do Google “feeding enrichment for cats” e clique em “imagens”. Não é preciso saber inglês, as fotografias já fornecem as ideias
  • Congelar ração ou patê como cubos de gelo

Enriq alimentar 4Enriq alimentar 3

  • Oferecer cubos de carne congelada como petisco. Neste caso, observar o tempo mínimo de congelamento para inativar eventuais parasitas (geralmente 72 horas) e ter o devido cuidado de controlar a quantidade para não desbalancear a dieta comercial
  • Oferecer alimentação natural (devidamente balanceada) de forma que o gato gaste mais tempo se alimentando

Uma dessas formas provavelmente apetecerá o seu gato e será possível de conciliar ao seu dia a dia sem muito trabalho. Não custar tentar: o seu bichano ficará muito feliz!

Sites pesquisados:

http://www.veterinarypracticenews.com/veterinarian-is-out-to-change-how-we-feed-cats/

https://www.purinaone.com/cats/enrich-feeding-time-for-your-cat-make-a-puzzle-feeder

[1] Brinquedos interativos comerciais são brinquedos com orifícios que soltam ração seca.

admin

Informações biográficas sobre o autor.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*