Que sintomas nos dizem que o gato não está bem?
Este texto foi escrito com a contribuição da Dra. Ana Regina Torro¹
Famosos por esconder sintomas de que algo não vai bem, não é raro os gatos demonstrarem claro desconforto quando a doença já está bem adiantada.
Para facilitar a identificação de sintomas que podem ajudar a entender quando os bichanos não estão bem, eu fiz uma lista de todos que já me levaram a perceber problemas com os meus gatos e, também, daqueles aos quais não dei a devida atenção, e que se mostraram importantes.
Para facilitar a identificação, os sintomas foram classificados em grupos:
1. Sintomas auditivos
2. Sintomas cardiorrespiratórios
3. Sintomas dermatológicos
4. Sintomas digestivos e odontológicos
5. Sintomas gerais e comportamentais
6. Sintomas locomotores
7. Sintomas neurológicos
8. Sintomas oculares
9. Sintomas urinários
Para ajudar em um diagnóstico mais rápido e preciso, não deixe de fazer uma listinha (um checklist) de todas as informações relativas aos sintomas apresentados, e quaisquer outras informações que julgar pertinentes, para discutir com o veterinário.
Importante: a relação dos sintomas apresentada nesta série tem o único objetivo de colaborar com a identificação precoce de eventuais problemas de saúde do gato. Identificando algum deles, ou se ficou com alguma dúvida, consulte o seu veterinário. Nunca tente diagnosticar ou medicar o seu gato sem a orientação de um profissional habilitado.
¹Médica veterinária, Mestre em homeopatia, com atuação em clínica veterinária, homeopatia e acupuntura. Professora de homeopatia. Clínica veterinária Colibri – torroanacarlos@terra.com.br.