Uncategorized

5 alimentos que pedem moderação e cuidado ao serem oferecidos para os gatos

Alguns alimentos podem ser um complemento interessante para o gato ou, simplesmente, um agrado gostoso de fazer. Entretanto é necessário cuidado, porque, se ultrapassarmos a quantidade ou a frequência segura, isso pode ser prejudicial, provocando desde leves mal-estares até condições sérias, ou mesmo, levar a óbito.

1. Alho
Não há consenso sobre a segurança da ingestão de alho pelos gatos, porque este alimento pode causar anemia grave. Entretanto, a ponderação encontrada no site www.cachorroverde.com.br parece bastante adequada:

• Oferecer quantidades realmente pequenas, sob alguns critérios, parece não causar problemas e pode ser benéfica.

Veja o texto aqui: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/alimentos-medicamentos-e-plantas-toxicas

Devemos ter cuidado recobrado com animais já anêmicos e o mais seguro seria mesmo deixá-los longe do tempero.

2. Peixes e alimentos sabor peixe
Neste item, o primeiro alerta que se deve fazer é que alguns gatos podem ficar viciados nesse alimento, ou em rações comerciais sabor peixe, e mais suscetíveis aos problemas decorrentes da sua ingestão frequente.

Segundo o site www.cachorroverde.com.br, algumas espécies de peixes podem transmitir a tênia Diphyllobothrium latum, sendo que o salmão echochoute atum a truta selvagens podem veicular a bactéria Neorickettsia helminthoeca.

Além disso, alguns tipos de peixes, quando crus, contêm um antinutriente em sua carne: a enzima tiaminase. Essa enzima destrói a vitamina B1, ou tiamina. Dessa forma, o animal que ingere muita tiaminase pode acabar deficiente em vitamina B1. Uma deficiência de tiamina não tratada pode causar convulsões e, até mesmo, a morte.

Para diminuir o risco, podemos oferecer o peixe moderadamente cozido, pois o calor mata os parasitas e destrói a enzima tiaminase.

Se o peixe for oferecido cru, ele deve ser pré-congelado por, pelo menos, 7 dias para inativar os parasitas. Neste caso, entretanto, a enzima tiaminase continuará ativa e o peixe não deverá ser dado ao gato mais de 1 vez por semana.

O atum é um peixe que merece bastante atenção porque, além de ser especialmente viciante para os gatos propensos, é altamente sujeito a contaminação por metais pesados, que se acumulam no organismo do gato com facilidade e podem causar sérios problemas de saúde.Chouchoute atum 1

O cação e o espada também são peixes mais sujeitos a esse tipo de contaminação. Se fizer questão de dar algum desses peixes a seu gato, procure fazê-lo apenas uma vez por mês.

Além de tudo o que já foi dito, estão surgindo evidências de que o consumo regular de peixes pode contribuir para o desenvolvimento de hipertireoidismo nos gatos.

Finalmente, pelo exposto acima, seria interessante que as rações sabor peixe também fossem oferecidas com moderação.

3. Ovo cru

Ovos crus contêm uma enzima chamada avidina que diminui a absorção da biotina, uma vitamina do complexo B, cuja deficiência pode causar problemas de pele.

Ovos crus também podem conter salmonela, que pode causar gastroenterite e septcemia.

Entretanto, o site www.cachorroverde.com.br informa que os ovos crus são mais nutritivos, a infecção por salmonela é rara em gatos, e a deficiência de biotina por consumo de ovo cru é pouco provável de acontecer, sendo associada ao consumo regular.

Segundo o site, se o gato não demostrar intolerância ao alimento, como vômitos, coceiras ou diarreia, eles podem ser oferecidos com segurança até 2 dias por semana. Para uma maior frequência, a recomendação é cozinhar os ovos.

Tico-caçando-300x300
Um boa forma de oferecer petiscos comerciais é como enriquecimento alimentar. Um bom bom recurso é cortá-los ao meio, deixando o gato entretido por mais tempo, sem comer um grande quantidade

4. Petiscos comerciais
Enquanto os petiscos podem ser uma importante ferramenta para recompensa, eles não devem ser oferecidos com frequência, pois podem conter ingredientes pouco nutritivos e até prejudiciais à saúde do gato.

5. Fígado
Um alimento nutritivo e bem aceito por muitos gatos, mas que, em excesso, pode provocar intoxicação por vitamina A, uma condição séria que afeta os ossos dos gatos.

 

Sites pesquisados:

Nine Foods You Shouldn’t Feed Your Cat


http://pets.webmd.com/cats/ss/slideshow-foods-your-cat-should-never-eat
http://www.cachorroverde.com.br/index.php/gatos/dieta-crua-com-ossos-para-gatos/
http://www.cachorroverde.com.br/index.php/alimentos-medicamentos-e-plantas-toxicas
http://www.petmd.com/cat/conditions/digestive/c_ct_salmonellosis#
http://www.catster.com/cat-food/cat-treats

admin

Informações biográficas sobre o autor.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*