Uncategorized

Estudo sugere relação entre a cor dos pelos do gato e à propensão à agressividade

Um novo artigo da Universidade Davis, Califórnia, sugere que pode haver um link entre a propensão à agressividade felina e a cor dos pelos desses gatos. Entretanto, a autora principal do estudo, Dra. Liz Stelow, ressalta que diversos fatores precisam ser levados em conta para escolher um animal de estimação e que as pessoas não devem se basear nos resultados do estudo para adotar um gato simplesmente pela cor da pelagem: “Não é que seu gato branco comum seja um anjo e a sua gata tricolor seja um demônio. Nós estamos buscando uma continuação para o estudo”.

Sissi red
Sissi

Foram coletados relatos de tutores de 1274 gatos, que responderam anonimamente a uma pesquisa online sobre o comportamento dos seus felinos.

Segundo os dados coletados, fêmeas com a cor laranja, que é ligada ao sexo feminino nos felinos[1] (escaminhas, tricolores e tigradas com a cor laranja), os gatos de cor preta e branca (vaquinhas e frajolas) e os gatos de cor cinza e branca são mais frequentemente agressivos com os humanos. A pesquisa incluiu perguntas sobre a frequência com que os gatos demonstravam comportamentos considerados agressivos — como assopro, mordedura ou arranhão —, bem como questões sobre a probabilidade de que os gatos pudessem exibir agressão ao serem manuseados, ou nas visitas ao veterinário.

Embora os pesquisadores mencionem que gatas com a cor laranja tenham “fama” de difíceis, eles não esperavam que os felinos com pelos cinza e branco, assim como os frajolas e os vaquinhas, fossem citados como agressivos.

Mané red
Mingau

Você se surpreende com esses resultados? Eu, sem dúvida.

Muitos dos comentários que tenho lido nas matérias a respeito desse estudo, relatam especialmente as escaminhas como gatas incrivelmente doces, assim como era a Sabrina, a gata que tive com esse padrão de pelagem. Sem mencionar os doces vaquinhas, frajolas, cinzas e brancos que já passaram pela minha vida.

Comentando o estudo ao “The Huffington Post”, o Dr. Mikel Delgado, especialista em comportamento felino, disse que esses resultados precisam ser interpretados com precaução. Isso porque os dados foram baseados nos relatos dos tutores dos gatos e não na observação independente de um especialista em comportamento felino. Segundo ele, enquanto os resultados podem indicar que os estereótipos sobre o comportamento das fêmeas com a cor laranja sejam baseados na realidade, o oposto também pode ser verdade. “Se as pessoas têm o preconceito de que os gatos de determinadas cores possuem certas características, elas podem ser mais propensas a notar e a relatar essas características em seus próprios gatos”.

A Dra Stelow diz esperar que possíveis histórias sensacionalistas sobre o estudo não levem as pessoas a tomarem a decisão errada. A pessoa que estiver interessada em adotar um gato deve levar em consideração as características de cada indivíduo e não se deixar levar por julgamentos superficiais sobre a cor da pelagem.

A minha opinião pessoal

Sem desmerecer o trabalho em questão, é preocupante ver pipocar a cada dia um novo estudo reforçando preconceitos, ou encorajando novos, contra os gatos. Ainda mais quando parte da imprensa ainda se preocupa apenas com manchetes sensacionalistas.

No caso deste estudo, me parece difícil crer que a cor dos animais seja preponderante em relação a sua agressividade, comparativamente à socialização que receberam, às suas experiências e aos traumas de vida, ou ao ambiente que os cercam. E ao somatório disso tudo.

Eu não tive sob a minha guarda 1200 gatos para comparar com a amostra utilizada, nem tenho meios científicos para tal (até porque, outros fatores, como ambiente, por exemplo, tornar-se-iam invariáveis), mas já tive muitos gatos e acredito que dá para montar uma galeria exemplificativa de temperamentos versus cores, para contrapor e mostrar evidências de que a cor dos pelos, assim como a cor dos olhos dos humanos, é apenas uma das inúmeras características de um indivíduo.

A galeria já está solicitada e logo poderemos brincar.

Sites consultados:

http://www.huffingtonpost.com/entry/cat-color-aggression-calico-tortoiseshell_562e6b32e4b00aa54a4a8a77

http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10888705.2015.1081820?journalCode=haaw20&

http://consciouscat.net/2015/11/03/study-suggests-link-between-feline-aggression-and-certain-coat-colors/

 

[1] Apenas gatos machos com um cromossomo X a mais podem exibir a cor laranja, o que os torna extremamente raros (http://www.huffingtonpost.com/entry/cat-color-aggression-calico-tortoiseshell_562e6b32e4b00aa54a4a8a77)

 

admin

Informações biográficas sobre o autor.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*