Fish-flavored cat food could contribute to feline hyperthyroidism, study suggests (http://www.sciencedaily.com/releases/2016/01/160106110703.htm – em tradução livre[i]).
Ao longo das últimas três décadas, o número de gatos com diagnóstico de hipertireoidismo aumentou. De acordo com relatórios de pesquisa, diversos fatores poderiam ser responsáveis. Um estudo publicado na revista “ACS ‘Environmental Science & Technology” sugere que comida de gato com sabor de peixe poderia estar entre os culpados.
O hipertireoidismo é um distúrbio hormonal que pode causar perda de peso, hiperatividade, agressividade, vômitos e outros sintomas nos gatos. Ninguém sabe ao certo o que causa o hipertireoidismo, mas alguns estudos sugeriram uma ligação entre os poluentes ambientais, incluindo bifenilos policlorados[1] (PCB) e éteres difenil-polibromados[2] (PBDEs), já proibidos em muitos países, porque seriam potencialmente prejudiciais aos seres humanos. Estudos anteriores detectaram esses compostos e os seus derivados em amostras de sangue de gatos, mas esses subprodutos, que também podem ter efeitos tóxicos, poderiam vir naturalmente a partir de outras fontes, como peixes, um ingrediente comum em alimentos comerciais para gatos. Hazuki Mizukawa, Kei Nomiyama e seus colegas queriam investigar se os gatos estavam sendo expostos a essas substâncias a partir da sua comida com sabor de peixe.
Os pesquisadores testaram comida para gatos e amostras de sangue desses animais. Eles também simularam como o corpo de um felino processaria diversos componentes relacionados ao PCB e PBDE. Com base em seus resultados, a equipe concluiu que os subprodutos que foram detectados em níveis elevados em amostras de sangue dos gatos provavelmente vieram de alimentos com sabor de peixe e não à exposição ao PCB ou PBDEs.
Os pesquisadores dizem que mais estudos são necessários para esclarecer se esses metabólitos contribuem especificamente para o desenvolvimento do hipertireoidismo.
[1] http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000300028
[2] http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/15394/15394_4.PDF
[i] Fish-flavored cat food could contribute to feline hyperthyroidism, study suggests
American Chemical Society. “Fish-flavored cat food could contribute to feline hyperthyroidism, study suggests.” ScienceDaily. ScienceDaily, 6 January 2016. <www.sciencedaily.com/releases/2016/01/160106110703.htm>.