O seu gato parece tímido ou indiferente?
Ao mesmo tempo em que essa impressão pode ser real e alguns gatos podem não ser muito acessíveis, muitos deles vivem em grupo pacificamente e convivem conosco em um ambiente de amizade e harmonia.
São diversos os motivos para alguns gatos serem mais reservados: personalidade, socialização inadequada, problemas com os recursos básicos, problemas de saúde, etc. Mas há algumas coisas que você pode fazer para tentar seduzir o seu gato a ser mais social.
Embora seja possível que um gato nunca seja aquele companheiro enroscado no seu colo, há alguns passos que podem reforçar o laço entre vocês, independentemente da personalidade do bichano.
Prover as necessidades básicas
Em primeiro lugar, certifique-se de que o seu gato esteja bem de saúde e de que ele tenha todos os elementos básicos que precisa para sentir-se confortável, ser saudável e feliz. Isso significa que ele tenha à disposição água fresca, comida de qualidade e nutritiva e uma caixa de areia limpa, com um formato e areia que lhe agradem. E tudo isso bem localizado, longe de barulhos e com possíveis rotas de fuga, caso tenha outros gatos.
Camas confortáveis e tocas para o descanso do seu bichano não podem faltar. E não se esqueça de um arranhador alto e firme para ele poder fazer a manicure.
Criar afeição com comida
Muito provavelmente o seu gato estará mais feliz enquanto come, o que é um bom momento para introduzir carinho. Coloque comida no prato e, enquanto ele está comendo, gentil e discretamente, faça carinhos nele. Fazer isso regularmente ajudará o seu gato a associar o seu carinho com o sentimento positivo de ser alimentado.
Ter um horário diário de brincadeira
Uma sessão de brincadeira diária pode ajudar a conquistar a confiança do seu gato. Uma bolinha, uma varinha – ou outra coisa que o seu gato gostar de brincar – e um pouco do seu tempo e interação podem resultar em um divertido jogo. Esse tipo de brincadeira pode ser uma forma de ligação física e ajudar a formar e a reforçar a ligação emocional.
Entender a linguagem corporal
Os gatos têm um sistema complexo de comunicação usando a linguagem corporal. Você pode usar este sistema para comunicar-se com o seu gato, por exemplo, usando um lento piscar de olhos. Piscar os olhos é um poderoso sinal de reafirmação e é comumente usado entre os gatos. Se um gato piscar lentamente para você, é um bom sinal. Significa “nós somos amigos, e eu me sinto confortável”.
Entender e respeitar outros sinais também é uma atitude importante. Por exemplo, o gato miar ou colocar as orelhas para trás quando está cansado de carinho ou de ficar no colo deve ser o sinal para deixá-lo em paz naquele momento.
Ser paciente
Transformar um gato recluso em um gato de colo pode exigir tempo e paciência. Não tente apressar o processo: permitir que o seu gato defina o ritmo é fundamental para que ele se sinta confortável e confiante. E é fator decisivo para o sucesso do incremento das suas habilidades sociais.