Uncategorized

O retorno e uma árvore de Natal

O meu último post foi em 07/05/2016, há quase 7 anos. Durante esse tempo nunca deixei de pensar no blog e em voltar a escrever, mas foram anos meio difíceis. Morei em um lugar que me fazia muito mal e acabei desenvolvendo uma distimia[i].

Mas nem tudo foi negativo: a estação das amizades teve chegadas e partidas, fiz cursos de jardinagem, construímos um gatil maravilhoso e me dediquei a estudar comportamento felino.

A partir de agora, vou contando tudo aos poucos: como foi a mudança de um apartamento para uma casa no interior; o tratamento, com sucesso, de giárdia em 24 gatos, a volta para um apartamento, a construção do gatil para acomodar os gatos semi ferais, as maravilhas de introduções bem feitas, a gatificação do apartamento, a busca surpreendentemente difícil por catsitter, e a satisfação de entender melhor o mundo desses peludos incríveis.

Farofa e Bart, verificando a árvore de 2021

Como volto a escrever em época de Natal, começo compartilhando com vocês a minha árvore de Natal, assunto tão comum entre os tutores de gatos quando chega o fim do ano.

Se você ainda não montou a sua árvore, Que tal sair do padrão?

Este será o terceiro ano que eu monto a árvore de Natal para os gatos. Não porque eles tivessem qualquer problema com a decoração tradicional. Mas porque boa parte desses itens pode prejudicar a saúde dos felinos:

  • Luzes: podem causar choques, ingestão de corpo estranho.
  • Festão, árvores artificiais e decoração: ingestão de corpo estranho, intoxicação.
  • Árvores naturais: intoxicação dependendo do material utilizado para preservá-las, as agulhas (nome dado as suas folhas finas) podem causar perfuração no trato gastrointestinal.
  • Pinhas secas: podem causar perfuração no trato gastrointestinal.
  • Água acumulada nos pratos das árvores naturais: podem desenvolver bactérias e fungos

Além de maior segurança, é muito divertido dividir a árvore com os gatos. Partilhamos com eles a vida, as alegrias, as tristezas, a casa e muito mais. Nada mais justo do que inserí-los na comemoração natalina da família!

Nos dois primeiros anos, a minha primeira opção foi cortar galhos de mangueira alguns meses antes e deixá-los secar, porque a seiva é tóxica para os peludos.

Neste ano, usei uma gardênia que morreu.

Árvore 2022

A GARDÊNIA

Quando voltei a morar em apartamento, procurei fazer uma varanda com muitas plantas. Uma delas foi uma gardênia, que, além de bonita, não é tóxica para os gatos. Comprei uma planta grande e linda. Como aprendi em um curso de jardinagem que alguns produtores cortam a raiz da planta muito rente, na mudança do chão para o vaso antes da sua comercialização, verifiquei e achei que o torrão estava bem preso. Pensei que a mudança tinha sido bem feita, mas, assim que fui replantá-la em um vaso maior, percebi as raízes maiores cortadas bem rentes. Não deu outra: a pobre planta morreu.

Então, usarei a gardênia seca como árvore de Natal.

Certamente não precisa ser uma planta seca, mas achei mais prático.

Lembre-se sempre de verificar a segurança de qualquer planta que levar para ambientes frequentados por gatos.

A MONTAGEM

Nos anos anteriores, eu prendi os galhos secos dentro do vaso usando pedras. Neste ano, como a gardênia estava plantada com terra, a mantive onde estava.

Juca, verificando a qualidade do trabalho. Depois de dois dias de obsessão, ele se acostumou com a árvore.

Os enfeites são brinquedos de gatos, além de bolas plásticas que enchi com ervas secas — catnip, valeriana, calêndula —, alguns saquinhos de panos também com essas ervas, além de um cordão de luzes que funciona a pilhas, cujo recipiente foi guardado dentro de uma bolsinha.

O Juca, que passa o seu primeiro Natal de vida conosco, me ajudou em cada detalhe. Se você não tiver um “Juca” em casa, pode tentar fazer uma cama mais caprichada, mas eu mal podia colocar as coisas na minha e desisti de caprichar.

Eu não tenho muitas habilidades manuais, mas você pode ter muitas ideias a partir daqui.

Ainda não descobri com imitar neve de forma segura e aceito sugestões!

ATENÇÃO À SEGURANÇA!

Mesmo utilizando itens mais amigáveis aos gatos, não devemos baixar a guarda nunca. Se algum gato mostrar interesse obsessivo por algum item, pode ser conveniente trocá-lo.

Gatos que não têm estímulos no dia a dia, podem encarar o ataque à árvore de Natal como uma missão. Não deixe o seu gato ter uma vida monótona!

Proporcione, cotidianamente, atividades para manter entretido o felino selvagem que vive dentro do seu gato!


[i] https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/distimia: “Distimia é um transtorno psiquiátrico, popularmente conhecido como depressão de longa duração. A doença é diferente da depressão comum, pois se caracteriza pelo mau humor constante. Os pacientes com Distimia apresentam irritação constante e personalidade difícil.”

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*