5 – Sintomas gerais e comportamentais
Este texto foi escrito com a contribuição da Dra. Ana Regina Torro¹
Muitas doenças começam com sinais sutis e sintomas inespecíficos, pois o gato externa o mal-estar e a dor de forma discreta. O importante é conhecer bem o bichano e lembrar-se sempre que o gato é um animal de hábitos rotineiros, portanto, qualquer mudança deve ser investigada.
Para ajudar em um diagnóstico mais rápido e preciso, não deixe de fazer uma listinha (um checklist) de todas as informações relativas aos sintomas apresentados, e quaisquer outras informações que julgar pertinentes, para discutir com o veterinário.
Importante: a relação dos sintomas apresentada nesta série tem o único objetivo de colaborar com a identificação precoce de eventuais problemas de saúde do gato. Identificando algum deles, ou se ficou com alguma dúvida, consulte o seu veterinário. Nunca tente diagnosticar ou medicar o seu gato sem a orientação de um profissional habilitado.
Sites consultados:
http://www.cat-world.com.au/signs-of-sickness-in-cats
http://www.petfinder.com/cats/cat-health/subtle-signs-of-a-sick-cat/
http://pets.webmd.com/cats/symptoms/
http://adelaidevet.com.au/gum-colour-and-your-cats-health
¹Médica veterinária, Mestre em homeopatia, com atuação em clínica veterinária, homeopatia e acupuntura. Professora de homeopatia. Clínica veterinária Colibri – torroanacarlos@terra.com.br.