Finalmente estou conseguindo colocar em prática algumas das sugestões feitas pela veterinária comportamental (http://www.psicovet.com.br/), e uma delas é a escovação diária dos gatos idosos. Mas não a escovação com a qual estamos acostumados, com o objetivo de retirar os pelos mortos e que é feita com escovas de cerdas duras.
Nesse caso, o objetivo é interagir com os gatos mais velhos, que já não se sentem tão atraídos por brincadeiras com varinhas ou, ainda, não conseguem mais caçá-las por limitações de saúde.
A orientação foi para usar uma escova cujas cerdas não fossem de metal, e a marca sugerida foi a Le Salon.
Quando os velhinhos estão dormindo, o que acontece com frequência, eu começo fazendo um toque de leve para não assustá-los e, então, passo a escovar. Quando iniciei o trabalho, não esperava muito, porque me pareceu uma coisa trivial, mas fiquei surpresa porque todos adoraram.
Ronronam o tempo todo, e os que não estão sendo escovados, ficam se esfregando em mim. É muito engraçado.
O Loiro, um lindo gato amarelo que ficou surdo há alguns meses, parece entrar em transe. Ele fecha os olhos e encosta a cabeça na caminha, só curtindo o carinho. A Bruxinha nem precisa ser escovada, porque se esfrega na escova sozinha. Uma delícia de ver!
Que tal aproveitar a dica e interagir de um jeito simples e gostoso com os seus peludinhos idosos?
Como os gatos são animais que gostam de rotina, é importante que a atividade seja feita diariamente, em horários aproximados, durante alguns minutos. No meu caso, a sessão dura entre 20 e 30 minutos para 7 gatos. E programei para que isso seja realizado entre as 9h e às 11h da manhã. Às vezes eu estou no interior e não consigo fazer, mas quando estou em casa, a atividade entra para a agenda.
Eu acabei não comprando a escova porque não a encontrei em nenhum petshop físico e, enquanto procurava, descobri que tinha uma encostada em casa, pois nunca tinha visto utilidade para ela. Mas continuei procurando para saber o preço e encontrei algumas lojas virtuais que têm o produto disponível. É só fazer uma busca no Google com a marca citada. Na falta dela, pode-se tentar uma escova de bebê, ou outra que não tenha cerdas de metal.
É verdade que a vida anda muito corrida para tudo o que temos que dar conta, mas, dentro da realidade de cada um, é muito importante dedicarmos alguns minutos do dia para enriquecer a vida dos bichanos.
Eu demorei alguns meses para entender como encaixar mais essa atividade na minha rotina, mas consegui.